segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Visita ao Centro de Dia de Alvalade


Na semana passada fizemos mais uma visita dentro da vila de Alvalade. Desta vez fomos ao Centro de Dia, saber sobre o seu funcionamento e conhecer as instalações. Assim, fomos recebidos pela Dra. Lénia que explicou como o Centro de Dia funciona e respondeu a algumas questões que os alunos fizeram. Uma dessas questões dizia respeito ao que os jovens podem fazer para ajudar os idosos e foi aí que surgiu a ideia da realização de algumas actividades. Assim foi proposto que os alunos se deslocassem ao Centro de Dia  nas horas de Formação Vocacional para realizar com os idosos alguns cartões de Natal para enviar a familiares e a instituições que ajudam a instituição. Por isso, iremos continuar a divulgar neste blog as várias etapas da realização deste trabalho.

domingo, 17 de outubro de 2010

Visita aos bombeiros

Na última aula de Formação Vocacional (dia 14 de Outubro) fomos visitar os Bombeiros Voluntários de Alvalade. No início os alunos mostraram alguma resistência à visita, o que normalmente acontece. Mas, esta visita revelou-se muito interessante, já que viram os carros para apagar incêndios, as ambulâncias e até mediram a tensão artrial e as pulsações no interior de uma ambulância. Após algum diálogo com os alunos, os bombeiros foram submetidos a um questionário por parte dos nossos jovens. Seguiu-se uma parte de motivação, já que os bombeiros conseguiram levar os alunos a manifestar interesse e até ponderar uma inscrição na instituição. As próprias instalações interessaram os alunos, já  que fizeram perguntas sobre as camaratas femininas e masculinas, sobre o local de convívio dos bombeiros e claro, o corrimão que usam quando saem numa emergência.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Comemoração do centenário da Implantação da República

No dia 27 de Setembro a  Biblioteca da escola convidou os alunos da turmas PIEF a  participar numa actividade para comemorar o centenário da Implantação da República. Como os alunos gostam muito de graffities foi-lhes proposto que elaborassem em papel de cenário as letras alusivas à data. E o resultado foi bastante interessante, já que os alunos pretendiam utilizar sprays e não o poderam fazer, por isso tiveram que usar giz e o trabalho não ficou bem o esperado. De qual quer forma, os alunos sentiram-se úteis e poderam mostrar o trabalho que tanto gostam de fazer a toda a escola.